Notícias

Anildo participa do lançamento do Programa de Melhoria Genética em Vale do Anari
26 de  maio de 2017 | Autor : AnariNoticia | Fonte : AnariNoticia

A pecuária na Amazônia, apesar de grandes protestos ambientais é uma realidade nos dias atuais. Em Vale do Anari a pecuária bovina esta dividida entre bovinos de corte e bovinos leiteiros em uma proporção de 60% para 40%. Um fato relevante é que a pecuária bovina leiteira é praticada prioritariamente pela agricultura familiar, entretanto a baixa qualidade genética e a falta de manejo com o rebanho faz com que a produção seja reduzida a uma média de 3 litros por animais, utilizando uma área de 1,5 animais por hectare de pastagem.

Nestas proporções, o produtor familiar necessita de uma grande parte de suas propriedades para a prática da pecuária, que devido a falta de estrutura como tanque de referimento vem se tornando economicamente inviável.

A introdução de novas técnicas de manejo como rotatividade de pastagem e utilização de silagem já estão sendo desenvolvidas de maneira inicial em Vale do Anari, entretanto a outra força determinante desta atividade que é o melhoramento genético ainda era um sonho de muitos agricultores.

Como a atual administração esta focada nas ações de independência econômica de nosso Município, o Programa de Melhoria Genética do Gado Leiteiro é um passo muito importante para nossa bacia leiteira. O Programa conta com uma participação de parlamentares estaduais como nunca visto antes em nosso município. São cinco Deputados Estaduais envolvidos no processo. Sendo o Deputado Adelino Follador, Deputado  Edson Martins, Deputado Ezequiel Junior, Deputado Lazinho da Fetagro e o Deputado Só Na Bença. Os valores somam R$ 139.985,00 de investimentos, onde será possível realizar os procedimentos de inseminação artificial em 2.153 vacas.

Em seu discurso o Presidente da EMATER, Senhor Chiquinho, destacou a importância desse projeto, como estruturante para a econômica do muncípio de Vale do Anari.

O Prefeito Anildo Aberton agradeceu a grande parceria com os cincos deputados e a SEAGRI. Destacou que o município não possui condições econômicas de realizar todos os investimentos para criar uma independência econômica, entretanto a “atual administração esta focada no sentido de reduzir a dependência dos produtores com relação aos órgão públicos, criando assim uma independência econômica do município”.

Fonte: AnariNoticia